terça-feira, 5 de julho de 2016


Sessão de apresentação do livro "Palimpsesto" na Biblioteca da Casa do Alentejo em Lisboa, no dia 25 de junho de 2016. Na mesa, da esquerda para a direita: Pedro Lamares, Ricardo Gil Soeiro, António Luís Catarino e Victor Oliveira Mateus.


    6. Ich bin der Engel der Verzweiflung, 1979: Heiner Muller


Anjo de desespero ou não,
aqui me tens - rendido à
mesma ladainha do vazio.
E se assim me furto a umas
quantas definições inteligíveis
é porque nem eu próprio sei
o que fazer com o que
sobra dos destroços.
Se de silêncio se faz a minha fala,
este grito negro é o meu canto.
De costas voltadas para o mundo,
amordaço o sopro e reconheço,
no abismo do que virá, o desabrigo
onde inscrevo o clamor da morte.


  Soeiro, Ricardo Gil. Poema 6 do Volume "Anjos Necessários, Para uma Escrita do Desejo" in Palimpsesto. Porto, 2016, p. 152.
.
.
.